Daniel Barreto Daniel Barreto

FELICIDADE EM F L O R E S E R

7B2B82E2-E9CE-4094-88EB-42D6024CB18D.jpeg

Pare e faça uma breve retrospectiva pessoal. Como foi a sua vida no ano que está prestes a terminar? Algo motivou profundamente as suas ações? Tenho observado uma característica em comum em todas as pessoas que considero verdadeiramente felizes: Todas elas são... Elas mesmas! Muito mais do que autenticidade elas se conhecem de verdade e expressam a sua essência.

Talvez a felicidade não esteja no trabalho dos sonhos, no amor verdadeiro ou mesmo na vida próspera tão sonhada por muitos. Descobrir quem você é de verdade e expressar isso pro mundo pode ser a chave para a felicidade.

Então como chegar lá? Meditar e fazer yoga pode ser um grande primeiro passo. Mas fique atento, pois viver bem com certeza não é superar-se em todos os fatores da vida. É certamente aprender a valorizar seus pontos fortes. 

Aprenda a não valorizar demais suas emoções positivas. Elas são impermanentes como tudo na vida; Se envolva tão completamente em uma atividade a ponto de perder a noção do tempo. Cerque-se de pessoas. Esse talvez seja o ponto principal para conhecer melhor a si mesmo e a vida; Dedique-se a uma causa maior do que si próprio.

Tente algo novo. Escolha um desafio que você vai gostar de perseguir. Tenha metas. Continue sempre curioso. Saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente. Refletir sobre suas experiências vai te ajudar a descobrir o que realmente importa e garantir que você viva o presente. 

Por fim, busque equilibrar a interiorização que o yoga e a meditação vão lhe proporcionar com uma atitude mais outrospectiva em relação à vida. Para se autoconhecer busque sair de si e descobrir como outras pessoas pensam, vivem, e veem o mundo. Um 2018 de novas descobertas pra você!

por André Tavares

Leia mais
Daniel Barreto Daniel Barreto

MAHÁSHIVARÁTRI _ SILÊNCIO, RITUAIS E DEVOÇÃO

C55E9153-2F13-44D7-9902-46DCD66E48A9.jpeg

No Shivapurána diz que a noite anterior ao dia da lua nova é dedicada ao Senhor Shiva, essa noite é conhecida como Shivarátri, "A Noite de Shiva". Uma vez ao ano, no décimo quarto dia da quinzena da lua minguante entre os meses de fevereiro e março acontece o Maháshivarátri, uma noite e um dia inteiros dedicados a Shiva, dia de rituais, asceticismo e práticas espirituais. É também o dia que sannyásis, mestres espirituais e renunciantes são iniciados.                                                          

Shiva é o asceta, dissolve a criação para o aparecimento de outra, remove a ignorância dando lugar ao conhecimento. Domina as disciplinas físicas e mentais. Geralmente simbolizado em profunda meditação, envolto a serpentes que simbolizam o ego, o ahamkára que em nada o atingem, afinal ele tem o conhecimento do Eu real, ilimitado. As cinzas representam a queima da ignorância e da ilusão, em suas mãos, o tridente, Trishula, símbolo do poder, cura e proteção, na outra mão o Damaru, tambor de onde partem os primeiros sons da criação.

Durante o auspicioso dia do Maháshivarátri, os devotos tomam um banho ritual, de preferência no Ganges, jejuam e cultivam o silêncio. Acreditam fortemente que é o dia de perdoar as pessoas de seus erros e karmas negativos liberando-se do ciclo de nascimento e morte, Samsâra.

O Maháshivarátri é a ocasião auspiciosa para alcançarmos paz de espírito, êxito nas nossas devoções, prosperidade e abundância plena e absoluta em nossas vidas, removendo a ignorância e conquistando a libertação. Prepare-se, faça aquela revisão mental, converse com o coração, medite e aproveite a energia para tornar-se mais leve, consciente e presente. 

"OM NAMAH SHIVAYA" 

 -- Oferendas e seus simbolismos --

Leite, para bênçãos da pureza e abundância; Iogurte para prosperidade e fertilidade; Mel para a fala; Ghee para vitória; Açúcar para felicidade.                                                  

Leia mais
Daniel Barreto Daniel Barreto

M E D I T A Ç Ã O _ ABRA SEU CORAÇÃO E SUA MENTE PARA INFINITAS POSSIBILIDADES

1C1D83B7-40F2-4097-B555-6AEE8AF8DB95.jpeg

Quando o assunto é meditação muita gente vai logo dizendo, isso não é pra mim!

Palavras como meditação , mindfulness e zen geralmente intimidam, logo direcionamos para o outro o desafio.

Se este é seu caso, antes de continuar, comprometa-se a manter a mente aberta!

Em dias agitados e tempo sempre contado, achar um espaço para momentos de tranquilidade e paz é uma questão de disciplina e comprometimento; aceitar que a vida não vai deixar de te cobrar tempo e que tudo é uma questão de escolha. A opção por momentos de paz e a busca do equilíbrio é uma questão de sanidade.

A meditação é o caminho natural para o estado de presença, é o estado de yoga no dia a dia. A ansiedade a respeito do que deve acontecer durante a meditação, a sensação, o “pensar em nada” atrapalha a meditação por si mesma. 

“ Meditar é estar em contato consigo, percebendo seus sentimentos, pensamentos e emoções.”

Comece com a intenção de focar sua atenção na respiração, conte a respiração no seu fluxo natural e lentamente vá aprofundando os ciclos, relaxe o corpo, os batimentos cardíacos diminuem e a mente vai se acalmando. 

Comece com 5 minutos e aumente o tempo gradativamente.

Escolha um lugar tranquilo e crie a disciplina diária para construir uma prática consistente.

Antes de começar, algumas longas inspirações e profundas expirações.

Não se force a pensar em nada, pode ser frustrante, apenas observe os pensamentos. Mantenha o foco na respiração e permita-se relaxar. 

Não se apegue a regras; posição, horário, local.... o mais importante é manter-se na prática. De olhos abertos fitando um objeto, o horizonte ou a parede, ou de olhos fechados, escolha o que for mais confortável a princípio, seja paciente e não se cobre.

Tudo é uma questão de tempo!

Leia mais