Consciência é liberdade
Seja um ser integral; feliz, leve e saudável
Cuide da sua saúde mental!
Nossos hábitos estão intimamente relacionados as nossas emoções, já parou pra pensar no café da tarde na casa da vó, naquela taça de vinho a noite pra relaxar depois de um dia cheio de trabalho? Ou aquele prato do cardápio delicioso porque você merece, afinal se sacrifica tanto a semana inteira... e depois passa o resto do final de semana jiboiando no sofá pra digerir todo aquele prazer momentâneo!?
Comer por tédio, ansiedade ou prazer, ter uma vida extremamente ativa sem momentos de contemplação e silêncio, viver sob o estímulo das telas, problemas pra dormir, pra digerir.... nada disso contribui para uma vida saudável.
A digestão deve ser física e emocional.
Somos muito mais do que um corpo físico, na verdade o físico é o mais denso da nossa existência e quando sentimos os desequilíbrios no corpo, quer dizer que estamos precisando muito olhar com carinho pra dentro.
Pra quem pratica Yoga, provavelmente já ouviu “yogás citta-vrtti-nirodhah”
o segundo sutra do famoso Yogasutras de Patañjali , que em tão pouco define tanto...
de forma bem simples podemos dizer que viver em estado de Yoga é conhecer seus padrões mentais e não se deixar interferir por eles, já ouviu a frase “conhece te a ti mesmo”? Qualquer semelhança não é coincidência!
Higiene mental, Saúde mental! Nada mais que um hábito construído com prioridades. Quantas vezes você escova os dentes por dia? E quantas vezes você limpa sua mente por dia?
Quais são as suas prioridades?
Tire um tempo diário para silenciar, observar os pensamentos, perceber o ritmo da sua respiração, e aproveite também para se conhecer, questione-se...
Quem eu sou? O que eu quero? Qual o meu propósito? Pelo que sou grato?
É simples, porém não é fácil …
Deparar-se com seu mundo interno é um processo muitas vezes dolorido, e quem coloca a dor como prioridade?
Verdade seja dita, crescer dói! O processo é contínuo e aprendemos a saborear as delícias de seguir tirando peso das costas a cada superação.
Tenho procurado trabalhar o Yoga com foco na saúde mental.
Tirar o melhor de cada um dos “angas” e tantos outros “tantras” para fazer da minha experiência de vida cada dia mais leve, saudável e feliz e assim passar aquilo que experiencio em mim para os alunos.
Os asanas, as posturas físicas também são importantes e desempenham seu papel, liberando as tensões do corpo, fazendo a energia circular e preparando uma base de sustentação para a auto-observação, um assento confortável para meditar.
Viver o Yoga e saber tirar o que de melhor ele te oferece não tem nada a ver com colocar o pé a cabeça ou plantar bananeira.... não é preciso ser flexível para praticar Yoga.
Se você é daqueles que diz que Yoga não é pra você, repense! Se não gostou do professor, não desista, procure outro, outros métodos..... certamente vai encontrar aquele que se encaixa pra você. E não esqueça, tudo na vida é um processo; dê uma chance, construa uma rotina e perceba às mudanças de dentro pra fora.
Busque a sua integralidade, física, emocional e mental e seja o condutor da sua vida.
Ser consciente é ser livre.