AYURVEDA _ Sabedoria milenar a serviço da Vida
A medicina indiana, conhecida como Ayurveda integra a saúde do corpo e da mente.
Entende o ser humano para além do corpo físico e busca equilibrar nossa constituição para que nossos desequilíbrios não se tornem uma doença física, assim como conhecemos na medicina ocidental.
Apesar de ser uma ciência complexa e vasta no entendimento da fisiologia humana é ao mesmo tempo simples de entender e nos faz lembrar dos princípios naturais que regem o nosso bem-estar. Reconectar e realinhar nosso corpo com a natureza é o princípio dessa sabedoria milenar.
Qualquer coincidência com este momento que estamos vivendo não é mero acaso!
O mundo acelerou, passou a ser tudo tão rápido, estamos sempre correndo atrás do tempo. Os desequilíbrios mentais ganharam o palco; ansiedade, estresse, insônia, depressão tornaram-se tão comuns e mesmo assim, não paramos para dar atenção ao que o nosso corpo tem a nos dizer.... tomando pílulas paliativas que mascaram nossa condição e nos deixam dependentes da indústria farmacêutica.
O Ayurveda entende a saúde como a união do corpo, da mente e do espírito, quando a pessoa está estabelecida em si mesma, “Svastha”.
Quando estamos centrados, equilibramos nossa força vital (doshas) e o fogo digestivo (agni) que está relacionados com tecidos e órgãos saudáveis e excreção adequada.
Aquele que tem os processos corporais em sintonia, e que mantém a mente, o espírito e os sentidos em paz é considerado uma pessoa saudável.
Um dos pilares do Ayurveda para a cura é a digestão, não somos o que comemos simplesmente, somos o que digerimos! Física e emocionalmente.
Quando o fogo digestivo não trabalha de forma eficiente a absorção e assimilação dos nutrientes assim como a excreção ficam comprometidos, nossos tecidos não são nutridos adequadamente e o sistema corpo & mente entra em desequilíbrio. Então começamos a acumular toxinas (ama) e o corpo vai se tornando frágil dando espaço para as doenças se instalarem.
De acordo com o Ayurveda, somos parte da natureza e constituídos dos mesmos elementos, conhecidos com Pancha Maha Bhutas; Éter , Ar, Fogo, Água e Terra.
Na constituição humana os elementos se condensam em três forças, os “Doshas”.
Vata (ar & éter), Pitta (fogo & água) e Kapha (terra & água)
No momento da concepção, dependendo do estado do corpo e mente dos nossos pais, herdamos nossas porções em diferentes quantidades das três forças primárias, conhecido como “Prakruti”.
Cada dosha tem qualidades similares aos elementos que as constitui. O princípio da atração dos similares nos mostra que geralmente atraímos os elementos que já temos em maior quantidade em nossa constituição e assim geramos desequilíbrio.
O Ayurveda trata cada pessoa de forma específica, vai de encontro com suas necessidades levando em consideração o estilo de vida, o trabalho, o ambiente, a dieta, a história pessoal, o estado mental e emocional; considerando possíveis efeitos no corpo e mente para então gerar um diagnóstico.
A ideia é buscar o equilíbrio através de uma rotina diária, escolhas no estilo de vida e alimentação para manter a saúde em dia, tranquilidade na mente, e paz de espírito.