Wesak _ Celebração à Gautama Buda

O Festival de Wesak deriva seu nome a partir do mês do calendário lunar indiano em que ela ocorre - Wesak ou Vesak (é uma palavra em Sinhalese, língua do Sri Lanka); que tem origem no sânscrito e corresponde a abril/maio do nosso calendário ocidental. Comemora-se o nascimento, a iluminação e a parinirvana, a ascensão" (o nirvana final após a passagem de Buda, depois que ele não precisa mais renascer). Tradicionalmente celebrado durante o Sol em Touro e a lua cheia em Escorpião.

Tempo de honrar o Buda, o Dharma e a Sangha.

Renovar nossas forças no sentido de acelerar nossa própria Iluminação. O ápice será às 0:33 do dia 27/4 terça-feira. A Lua Cheia de Maio surge no céu trazendo energia adicional e luminosa a cada pessoa que de puro coração se propõe a renascer em si mesmo. Momento de avaliação de nossas imperfeições mergulhando nos registros do subconsciente para descobrir e transmutar padrões rígidos e escravizantes que ainda possuímos em Liberdade, Felicidade e Iluminação. A liberação dessas energias afeta poderosamente a humanidade estimulando o espírito de amor, de fraternidade e de boa vontade na Terra.

“Pouco antes de morrer, Buda vê sua fiel assistente Ananda chorando. Ele a  aconselhou a não chorar, mas a entender a lei universal de que todas as coisas compostas (inclusive o próprio corpo) devem se desintegrar. Ele aconselha a todos a não chorarem pela desintegração do corpo físico, mas a considerarem seus ensinamentos (O Dharma) como seus professores a partir de então, porque somente a verdade do Dhamma é eterna e não está sujeita à lei da mudança. Ele também enfatizou que a maneira de lhe homenagear não era meramente oferecendo flores, incenso e luzes, mas esforçando-se verdadeira e sinceramente para seguir seus ensinamentos”.

De qualquer forma, o ritual simbólico de oferecer flores, velas e incensos são para lembrar os devotos que, assim como as belas flores murchariam depois de um breve período de tempo e as velas e os incensos em breve se extinguiriam, também a vida está sujeita a deterioração e destruição.

Anterior
Anterior

O poder da Lua Cheia em Escorpião

Próximo
Próximo

AYURVEDA _ Sabedoria milenar a serviço da Vida